1

Livro Dom Casmurro


Introdução

O trabalho tem como objetivo apresentar a obra Dom Casmurro que foi escrito por Machado de Assis e publicado em 1899. Essa história tem como personagens principais Bento Santiago (Bentinho ou Dom Casmurro), Capitu (Capitulina) e Escobar. O livro é uma obra realista e serve como uma retrospectiva feita por Bentinho, onde ele conta sua vida, ou antes, a sua historia de amor com Capitu.

Biografia do autor

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perdeu a mãe muito cedo e foi criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentará o autodidata Machado de Assis. De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. Publicou seu primeiro poema intitulado Ela, na revista Marmota Fluminense. Trabalhou como colaborador de algumas revistas e jornais do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de letras e seu primeiro presidente. Podemos dividir as obras de Machado de Assis em duas fases: Na primeira fase (fase romântica): os personagens de suas obras possuem características românticas, onde o amor e os relacionamentos amorosos são os principais temas de seus livros. Desta fase podemos destacar as seguintes obras: Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878).
Na Segunda Fase (fase realista): ele abre espaços para as questões psicológicas dos personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário. Machado de Assis faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades. Nesta fase destacam-se as seguintes obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908). Machado de Assis também escreveu contos, tais como: Missa do Galo, O Espelho e O Alienista. Escreveu diversos poemas, crônicas sobre o cotidiano, peças de teatro, críticas literárias e teatrais. Machado de Assis morreu de câncer, em sua cidade natal, no ano de 1908.
Ambiente onde se passam os fatos.
Toda a ação narrativa passa-se no Rio de Janeiro no final do século XIX durante o segundo império. O narrador faz-nos acompanhar sua trajetória pelos bairros e ruas do Rio, desde o Engenho Novo, onde escreve um livro contando sobre sua história, até a Rua de Matacavalos, onde passou sua infância com seus familiares e onde conheceu Capitu.
Resumo. Dom Casmurro, apelido que bentinho ganhou de um jovem, decide escrever sua própria história, enquanto vivia em sua casa no Engenho Novo, construída para recuperar as lembranças de sua infância. Seu pai falece e a viúva D. Maria da Glória passa a viver de rendas. Bento ouve de sua mãe e o agregado José Dias, que irá para o seminário a fim de cumprir a promessa que sua mãe fez a Deus caso tivesse um segundo filho. Antes da partida para o seminário, Bentinho e Capitu juram se casar. No seminário ele se torna amigo de Escobar, que encontra uma solução para o seu problema: como D. Glória prometera a Deus dar-lhe um sacerdote, mas não disse que era seu filho, ela poderia adotar algum órfão e lhe dar os estudos. Bentinho deixa o seminário, torna-se advogado e se casa com Capitu, Escobar virá um comerciante bem-sucedido, e se casa com Sancha, amiga de Capitu. Escobar e Sancha têm uma filha, batizada com Capitolina. Bento e Capitu, tem um filho Ezequiel. Escobar morre afogado e no enterro, Capitu, amparava Sancha e olhava fixamente para o morto. Bento, nota semelhanças entre Ezequiel e Escobar e acredita que Ezequiel é fruto de uma relação adulterina de Capitu e Escobar. Os três partem para a Europa, Bento retorna sozinho ao Brasil. Algum tempo depois, Capitu morre e Ezequiel volta ao Brasil para visitar bento após a visita parte para uma viagem ao Oriente Médio, onde morre de febre tifoide. Mortos todos familiares e velhos conhecidos, Bento fecha-se em si próprio.


Conclusão.
Apesar de o livro ser do século XIX, fatos que ocorre nele tais como o ciúme doentio, a paixão de criança, a falta de confiança, o interesse na mulher do outro, o pensamento impuro que traz com ele a desconfiança, a quebra ocorrente nas promessas, pois após as pessoas alcançarem seus objetivos elas não aceitam pagar o que prometeram, também são ocorrentes na atualidade e conseguimos identifica-los facilmente.


Leia o Livro de Dom Casmurro Completo

Baixe agora ou leia no seu celular ou Tablet agora mesmo esta grande obra de Machado de Assis.


Um comentário:

  1. Alguma foto da cena em que aparece os quadros de César , Augusto , Nero E principalmente massinissa?

    ResponderExcluir